Ex-zagueiro Lúcio faz tratamento contra queimaduras em câmara hiperbárica
26/05/2025
(Foto: Reprodução) Ex-jogador passa por um tratamento após ter 18% do corpo queimado em acidente com uma lareira ecológica. Segundo a última atualização do estado de saúde de Lúcio, enviada pela assessoria, ele está estável. Publicação de Lúcio, ex-zagueiro da seleção brasileira, dentro de câmara hiperbárica para tratar queimaduras
Reprodução/ Redes Sociais
O ex-zagueiro da seleção brasileira Lúcio fez uma publicação nas redes sociais, no último domingo (25), dentro de uma câmara hiperbárica. O atleta está internado no Hospital Nora Teixeira, de Porto Alegre, onde passa por um tratamento após ter sofrido queimaduras em 18% do corpo em acidente com uma lareira ecológica.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
"Domingo também é dia de lutas e desafios", escreveu Lúcio no post. "Mais uma sessão de câmera hiperbárica", completou.
As queimaduras do ex-capitão foram provocadas por um acidente. Ele estaria "na casa de um casal de amigos, onde o incidente ocorreu", de acordo com a equipe do atleta. O caso aconteceu uma semana após ele comemorar o aniversário de 47 anos, no dia 8 de maio, no Distrito Federal. Ele foi transferido no dia 21 para o RS.
🔎 Lareira ecológica: também conhecida como lareira a álcool ou biolareira, funciona a partir da queima de álcool, produzindo chamas reais, sem gerar fumaça ou resíduos. Ela não exige chaminé ou dutos, o que facilita a instalação em ambientes residenciais (veja abaixo cuidados com a lareira).
Ex-jogador de futebol Lúcio
Luís Salimon/Adepol DF
O que é uma câmara hiperbárica?
A câmara hiperbárica é um equipamento médico em que o paciente respira oxigênio puro em um ambiente com pressão maior do que a do ar normal. Isso ajuda o corpo a absorver mais oxigênio, acelerando a cicatrização e combatendo infecções, segundo a Sociedade Brasileira de Medicina Hiperbárica.
Ela é usada, por exemplo, em casos de feridas que demoram para fechar (como em diabéticos ou pessoas acamadas), infecções graves, lesões causadas por radioterapia, queimaduras, fraturas, esmagamentos, cirurgias plásticas reparadoras e até complicações com bolhas de ar no sangue.
Recuperação do acidente
Ex-jogador Lúcio se recupera em hospital
Instagram/Reprodução
Segundo a mais recente atualização do estado de saúde de Lúcio, publicada no sábado (24), ele está estável.
"Seu estado de saúde é estável, e ele permanece sob cuidados intensivos, seguindo todos os protocolos indicados para sua plena recuperação", diz a nota.
Cuidados com lareira ecológica
Lareira ecológica
Divulgação
Alguns cuidados são importantes no uso de lareiras ecológicas, segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). Veja algumas recomendações:
ler atentamente o manual de instruções da lareira ecológica, e pedir ao vendedor informação sobre a forma correta de utilizar o equipamento
a reposição do álcool nunca pode ocorrer com a lareira acessa, mesmo se não houver chamas
aguardar que a lareira esfrie, por pelo menos 40 a 50 minutos, para a reposição do líquido
é preciso que o local de uso seja arejado
como é um equipamento doméstico que utiliza um líquido altamente inflamável, deve-se ter cuidado redobrado no seu manuseio, evitando, quando do acendimento, que crianças, animais ou pessoas fiquem próximas
o reacendimento nunca deve ocorrer com o equipamento quente, pois, poderá provocar uma explosão
🎥 Veja vídeo abaixo:
Ex-zagueiro Lúcio teve 18% do corpo queimado e passou por duas cirurgias
VÍDEOS: Tudo sobre o RS