Conheça acervo que reúne obra completa e até música escrita por Luis Fernando Verissimo
12/07/2025
(Foto: Reprodução) Textos e roteiros originais, livros, prêmios, tirinhas e até a composição "Psico-trópicos" podem ser apreciadas pelos fãs de um dos escritores mais queridos do país. Luis Fernando Verissimo
Divulgação
Fãs de um dos escritores mais queridos do país podem aproveitar relíquias em um acervo especial guardado no campus Porto Alegre da Unisinos. A obra de Luis Fernando Verissimo está disponível à comunidade, cedida pela família do cronista. Veja abaixo como acessar.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
📚 Em uma sala pequena, estão todas as edições dos mais de 60 livros publicados por Luis Fernando, além de crônicas de revistas e do jornal O Globo, onde trabalhou por 22 anos. Também há textos feitos sob encomenda aos quais pouca gente teve acesso, além dos trabalhos feitos para TV, cinema e teatro.
Os prêmios conquistados ao longo da carreira estão guardados em uma cristaleira de vidro ao lado das estantes. Com mais de 80 obras publicadas, Verissimo é um dos maiores fenômenos editoriais do país.
📰 Um dos maiores sucessos são as tirinhas "As Cobras", que surgiram no jornal Zero Hora, em Porto Alegre e completam 50 anos em 2025. As personagens foram criadas para substituir as colunas de sábado do autor e satirizar a situação política e social do Brasil durante a ditadura militar.
Acervo reúne obra completa de Luis Fernando Verissimo
Roteiros da TV Pirata
📺 Um papel amarelado com letras saídas da máquina de escrever traz esquetes de um dos programas mais revolucionários da TV brasileira, o TV Pirata. Exibido de 1988 a 1992 , ele tinha o gaúcho Luis Fernando Verissimo como um dos roteiristas. Na pasta, guardada nas prateleiras da biblioteca da Unisinos, em Porto Alegre, estão cenas que mostram as paródias de novelas da época, que fizeram sucesso na época.
Acervo de Luis Fernando Verissimo resguarda tesouros do autor
Letra de "Psico-Trópicos"
🎶 Apaixonado por música, Verissimo chegou a integrar o grupo Jazz 6 como saxofonista. Na biblioteca, está a prova de que também é compositor. Em uma outra folha antiga está a letra de PSICO-TRÓPICOS, que tem música de Cesar Dorfman. Confira abaixo.
Psico-trópicos
Música: Cesar Dorfman
Letra: Luis Fernando Verissimo
Cada palmeira com sua lua
Dezessete em cada rua
Tudo sua, tudo sua.
O mar tá de ressaca
A maré estava alta
Nada falta, peixe salta
E salta um bife na chapa.
Um biquini como um coco
Tudo louco, muito louco.
Uma ave grita “Urraco”
Outra responde “Parraco”
Uma terceira acorda e grita
“Que merda, que saco”.
As frutas da estação,
Acenam p’ra cada vagão
Tudo passa, tudo passa.
Capim-manteiga, fruta-pão
Café-com-leite brotando no chão,
Bananas em formação
No céu desta grande nação.
E cachos de mulatas, dúzias de mamatas, onças de alpargatas.
Samba no pé, água no joelho
Frio na barriga, dó no peito,
Nó na garganta e zumbido na cabeça.
Tudo sua, tudo sua,
Caiu, fica na rua.
Tudo louco, muito louco
Cada um gozando um pouco.
Tudo passa, tudo passa,
E um barato na fumaça.
Tudo sua, tudo sua,
E tudo numa boa.
Não são delírios utópicos
São os psico-trópicos.
📩 O acesso ao acervo de LFV é feito por agendamento pelo email [email protected]. Os itens não podem ser retirados. O acesso é permitido apenas para consulta no local.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS